XtGem Forum catalog

Clinica Cmp: Quando Procurar Um Médico Clínico Geral?

O MFC atua, em sua maioria, em equipe de saúde, realizando planos de cuidado terapêuticos, multiprofissionais com a equipe; o Clínico Geral, em sua maioria, tem atuação sozinho nos consultórios de Clínica Médica. Todavia, ao contrário do que se pode pensar, ele não resolve apenas problemas simples. Na verdade, o clínico geral é capaz de atuar nos dois extremos da complexidade. Outro fator importante no perfil do clínico geral é ter curiosidade clínica, pois sua especialidade é uma das que mais demandam estudo e atualização constantes.
  • A clínica médica é a especialidade mais antiga da medicina, pois sua prática existia muito antes de se formar a própria noção de especialização.
  • Geralmente, a doença tem seu início de forma silenciosa e precisa de acompanhamento.
  • É normal que sejam realizados alguns exames, no intuito de prevenir problemas ou diagnosticar e tratar o mais rápido possível alguma doença ou condição.
  • O médico clínico, geralmente, é aquele que atua em ambulatórios e consultórios.
  • Contudo, no Brasil, toda essa vivência fazia parte do conteúdo da residência de clínica médica.
  • O termo medicina interna provem do alemão Innere Medizin, disciplina popularizada na antiga Alemanha, no final dos anos 1800 para descrever o médico que combinava a ciência laboratorial com o cuidado com o paciente.

“Dor no peito, asma e diabetes, por exemplo, são condições tranquilamente conduzidas pelo clínico. A gente tem uma relação muito boa com outros especialistas, mas, na maioria das vezes, não precisamos encaminhar. Falei, ainda, sobre as principais competências, doenças tratadas e soluções para qualificar o diagnóstico e atendimento ao paciente. No entanto, o médico clínico costuma focar mais na anamnese e na avaliação física do doente, a fim de identificar o problema a partir da percepção do indivíduo.

Novos Conhecimentos Da Medicina Ligados À Covid-19


É o caso dos exames preventivos do coração, realizados por um cardiologista, dos exames oftalmológicos, entre outros. Além disso, os especialistas são os mais indicados em atendimentos de urgência, como quando uma pessoa sofre uma fratura ou precisa ser internado . Se uma pessoa tem náuseas, vômitos e dores no estômago de maneira contínua, por exemplo, é recomendado que ela procure um gastroenterologista, que é o especialista em doenças no trato digestivo. Da mesma forma, ela pode procurar um neurologista caso sinta dores de cabeça frequentes. No pronto-atendimento, chegam pacientes com sintomas desde resfriado até suspeita de infarto. E o nosso papel é pensar em vários diagnósticos diferenciais para saber tratar direitinho cada um”, conta.

Como O Diagnóstico É Realizado Na Clínica Médica?


Essa avaliação pode sinalizar possíveis alterações no organismo e levar ao diagnóstico precoce de enfermidades. Aqui na Rede Clínica prezamos pela excelência nos nossos processos e no bom atendimento dos pacientes que passam pelos nossos clínicos gerais. Também é capaz de solicitar e interpretar exames variados, pois como entende bem o funcionamento do corpo humano, consegue identificar rapidamente alterações nos resultados e direcionar o paciente para o tratamento adequado.


Recomenda-se fazer o check-up no intervalo de um a dois anos em adultos saudáveis, a partir dos 20 anos. Um para ver acesse contribuir para o agravamento da doença e gerar novas complicações para a sua saúde. Seu campo de atuação é extenso e abrange conhecimentos de várias áreas específicas da medicina. Realizando estes exames, é possível avaliar as vias de excreção de uma pessoa. E, a partir disso, tomar conhecimento do estado fisiológico do organismo e diagnosticar doenças sistêmicas. Sendo assim, seja para diagnósticos ou prevenção, clínico geral é o mais indicado para uma primeira consulta.




Back to posts
This post has no comments - be the first one!

UNDER MAINTENANCE